segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dicas de viagem com Personale Turismo

Olá

E hoje é dia de dicas de viagem com a Personale Turismo, nossa parceira aqui no blog!
Porque viajar é uma delícia, mas alguns detalhes são essenciais para que essa experiência não se torne um pesadelo.





É pensando no bem estar dos seus passageiros, que a Personale Turismo dá as seguintes dicas para uma viagem segura:

1 – Tire pelo menos duas cópias da página de identificação de seu passaporte e utilize-as para fazer o check-in nos hotéis, para qualquer necessidade de identificação e para levar com você, deixando o passaporte no cofre do seu quarto de hotel.

2 – Em caso de perda ou roubo, a cópia facilitará bastante sua vida junto à Embaixada/Consulado Brasileiro. A outra cópia evita, caso alguém peça para reter seu documento, como em alguns hotéis e navios, que você esqueça o passaporte para trás na hora de ir para o aeroporto.

3 – Verifique se o país para onde você vai exige vacina contra febre amarela.

4 – Em relação à segurança, especialmente nas grandes cidades, tome os mesmos cuidados que você toma em uma grande cidade brasileira. Ande com seu dinheiro/documentos onde possa ver, não coloque a carteira no bolso de trás da calça ou na bolsinha de fora da mochila.

5 – Se pretende sair sozinho, a pé ou via transporte público, verifique a segurança geral do lugar que quer conhecer.


6 – Confira os horários dos costumes locais (shoppings, restaurantes, etc). Assim, você não corre o risco de voltar para o hotel quando estiver tudo fechado e sem movimento nas ruas das cidades onde o povo se recolhe mais cedo.

7 – Identifique sua mala não apenas com etiqueta de bagagem, onde colocar o nome, endereço e telefone é fundamental em caso de perda, mas também com algum item diferencial, uma faixa colorida em volta, uma fita de cor destacada na lateral, etc. Isso evita que alguém que tenha mala igual, na pressa, se confunda e leve a sua por engano.

8 – Na mala de mão, tenha sempre uma muda de roupa e um casaco. Caso sua bagagem seja desviada, você não precisa correr para o shopping antes de tomar um banho, por exemplo.

9 – Confira a voltagem do país antes de sair e leve adaptadores de aparelhos elétricos, não apenas de voltagem, mas também do formato do plug.

10 – Reconfirme o voo de volta 24 horas antes. Isso evita o cancelamento de sua reserva e seu deslocamento caso o voo esteja atrasado.



11 – Nunca deixe sua bagagem desacompanhada, especialmente em países com segurança muito rígida em aeroportos, como Estados Unidos. Você pode nunca voltar a vê-la.

12 – Não aceite, sob nenhuma hipótese, pedidos para levar encomendas.

13 – Só pegue táxi, especialmente nos aeroportos, nas áreas autorizadas.

14 – Tenha sempre com você o nome, endereço e telefone do hotel/casa de parente/amigo em que está hospedado. Caso vá para uma região da cidade em que não tenha muita noção de onde está, isso irá ajudar muito, especialmente se você não fala o idioma.

15 – Não abra mão do seguro viagem. Consultas e internação no exterior são muito caras e o seguro facilita muito a sua vida, mesmo em caso de extravio de malas e pendências jurídicas.

16 – Também faça sempre um seguro quando alugar um carro. LDW ou CDW, que são a mesma coisa e variam de acordo com o país, é fundamental e protege contra os principais danos. Se não se sentir à vontade, o ideal é alugar o carro e já pagar o seguro no Brasil, junto a seu agente de viagens, em português.

17 – Nos países de mão inglesa, como Grã-Bretanha, ilhas caribenhas de origem inglesa (como Barbados) e Austrália, por exemplo, lembre-se que para dirigir não é apenas o volante que muda de lado. Tudo, a posição dos carros, o lado para onde se faz a curva, e muitos outros detalhes são diferentes. É preciso estar atento o tempo todo e tomar cuidado para não dirigir no instinto, como fazemos. Se não se sentir confortável, não alugue o carro e opte por transporte público ou táxi.

18 – Não se esqueça que as taxas (impostos) não estão sempre no valor da etiqueta na hora de fazer as compras. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso acontece sempre. O valor da etiqueta pode ser aumentado em 6%, 8%, dependendo das taxas do Estado em que você estiver.

19 – Em alguns casos, como na Alemanha e em Portugal, você pode receber de volta o valor das taxas na saída do país. Às vezes há valor mínimo e lojas que devem estar credenciadas. Procure pelo selo tax free nas lojas e pelos guichês nos aeroportos para o reembolso.

20 – Leve consigo os endereços e telefones das embaixadas e consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-los. Veja em: www.portalconsular.mre.gov.br/apoio/emabixadas-e-consulados




Texto Personale Turismo - extraído da revista "Vamos lá Viagens"
Fotos: reprodução

Diego Crocetta e Helena Bicalho





Nenhum comentário:

Postar um comentário